quinta-feira, 27 de abril de 2017

Atualidade

21 de Abril Dia de Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, conhecido popularmente como Tiradentes nasceu em 1746 e morreu em 1792. Podemos dizer que ele foi o dentista mais importante de toda a história brasileira, além de ser militar, tropeiro, comerciante, minerador e um respeitável ativista político, tendo atuado no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Vale ressaltar, que em território brasileiro, Joaquim é conhecido como grande herói da Inconfidência Mineira.

Filho de um português proprietário rural e de uma portuguesa que nasceu em uma colônia brasileira , Joaquim José da Silva Xavier, teve oito irmãos. Com apenas 9 anos, sua mãe morreu e apenas dois anos depois, foi a vez de seu pai. Por causa da morte prematura de seus pais, e por ser menor de idade, seu padrinho Sebastião Ferreira Leitão ficou responsável por ele.

Em 1780, alistou-se na tropa de Capitania de Minas Gerais e foi a partir desse momento que Joaquim começou uma aproximação com grupos que criticavam o poderio português sobre as capitanias por onde circulava.

Tiradentes foi o único dos revoltosos que assumiu a responsabilidade pela sua participação no movimento e assim, seus companheiros acabaram sendo inocentados.

Tiradentes então foi executado e teve o corpo totalmente esquartejado. As partes de seu corpo foram distribuídas pelas cidades onde pregava a independência e pregava seus discursos de revolução: Queluz, Inconfidência (antiga Santana de Cebolas), Barbacena e Varginha do Lourenço.

Por sua vez, a cabeça de Tiradentes foi colocada exposta em um poste no centro de Vila Rica, uma forma de inibir outros revoltosos e outros movimentos. Depois disso, sua cabeça nunca mais foi localizada. A casa em que morava foi totalmente destruída e no terreno, jogou-se sal para que nunca mais nada germinasse.

Tiradentes foi executado no dia 21 de abril do ano de 1792, dia que até hoje é visto como feriado nacional. Em sua homenagem, uma cidade mineira recebeu o seu nome, Tiradentes.

Emilay Souza e Izabel Josyanny.
A imagem pode conter: 1 pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário